Falamos aqui no blog, há algum tempo, sobre a falta de brinquedos que mostrassem a realidade das deficiências, mais precisamente escrevi o post, no dia das mães, do ano passado, 2015. O movimento TOYS LIKE ME, “brinquedos como eu”, de mães e pais preocupados com essas questões, deu frutos e belos resultados!
Duas das maiores fabricantes de brinquedos do mundo anunciaram suas novidades, o LEGO lançará bonecos cadeirantes, crianças e adultos, assim como idosos. Conforme o site do G1, haverá homens e mulheres, sendo dois idosos, quatro crianças, oito adultos e um bebê, na linha lego city. Já a Mattel, fabricante da Barbie, anunciou a expansão da sua linha Fashionistas, com a inclusão de três novos tipos de corpo - baixa, alta e curvilínea - além de uma variedade de tons de pele, estilos de cabelo e roupas. Ou seja, é preciso chegar mais próximo da realidade da vida! A brincadeira precisa ser inclusiva se queremos uma nova sociedade.
Veja mais em:
http://g1.globo.com/economia/midia-e-marketing/noticia/2016/01/barbie-ganha-novas-formas-de-corpo-tons-de-pele-e-cores-de-olhos.html
http://g1.globo.com/economia/midia-e-marketing/noticia/2016/01/lego-anuncia-bonecos-em-cadeira-de-rodas.html
Segundo o mesmo site o lançamento mundial do Lego será no meio do ano, e chegará ao Brasil em novembro.
Interessante pensar que estas marcas e brinquedos são e foram modelos para nós quando crianças e assim nossas crianças terão outras referências que não somente um tipo de beleza escolhido como padrão e que pouco aparece na realidade ou ainda referência de algo como uma cadeira de rodas que pode um dia estar na vida de todos nós; inclusive tornando o objeto da cadeira de rodas em algo “normal”, que qualquer um pode precisar, temporária ou definitivamente, e não como uma prisão como é vista por muitas pessoas.
São boas notícias para 2016! Que seja um ano cheio delas!
Inclusão de Lego
Assim como eu
Nenhum comentário :
Postar um comentário