10 coisas que não deve fazer quando encontrar um deficiente

coisas que não deve fazer quando encontrar um deficiente

Dada a natureza mista da nossa sociedade, ainda existem muitas pessoas que têm dificuldade de interagir quando encontram uma pessoa com deficiência, criando assim uma atmosfera estranha e longe de ser confortável.

Para finalmente acabar nestes tempos de dificuldades, vamos produzir uma lista de 10 coisas que as pessoas nunca devem fazer, quando encontrar alguém que vive com uma deficiência.

1. Fixar
coisas que não deve fazer quando encontrar um deficiente

Ter uma deficiência não é um convite para fazer-se o olhar. Pode acontecer de você estar curioso para ver alguém diferente de você, mas não é uma boa desculpa para olhar insistentemente.
Nós não somos um "show" ou algum tipo de divertimento criado para entreter.
Anexar uma pessoa não vai dar qualquer informação sobre ele. Se você tiver alguma dúvida, você pode graciosamente tentar conversar com a pessoa.

2. Recusando-se contato com os olhos
É muitas vezes o que foi descrito acima: quando você estiver longe você tende a fixar a pessoa com deficiência, mas quando você tem a pessoa na sua frente?
É um sinal da educação olhar nos olhos da pessoa com quem você está tendo uma conversa, e o fato de ter a deficiência não significa que eles podem ser tratados com menos respeito.
Se ele está em uma cadeira de rodas, que seria bom se inclinar ou curvar-se para estar no mesmo nível.
Desta forma, é melhor você ouvir uns aos outros e você se comunica de uma forma mais envolvente.

3. Tapinhas ou acariciando a cabeça
coisas que não deve fazer quando encontrar um deficiente

Uma pessoa com deficiência não está buscando uma conexão emocional ou um abraço, e em qualquer caso, certamente não um "tapinha na cabeça" como um ato de compaixão.
Mesmo que você tenha as melhores intenções, você tem que lembrar que a pessoa com deficiência é um adulto como você, independentemente da aparência, peso e altura, e merece o mesmo respeito que você espera dos outros.
Para que você gostaria que uma pessoa lhe fosse dar um tapinhas na cabeça?
Uma pessoa com deficiência com quem falei, disse-me que, enquanto ele estava em um evento, uma mulher (por algum motivo desconhecido) sentiu a necessidade de dar-lhe um tapinha na cabeça, numa saudação.
Pode parecer um gesto simpático ou uma forma de carinho, mas uma pessoa com deficiência não é absolutamente uma criança ou muito menos um cão.

4. Falando indiretamente
coisas que não deve fazer quando encontrar um deficiente

Nunca se deve ignorar uma pessoa com deficiência e falar em vez com seu companheiro.
Para uma pessoa com deficiência é frustrante que muitas pessoas que tentam começar a conversar com seu amigo, membro da família ou cuidador, excluindo-los totalmente do discurso.
Surge a pergunta: por que agem assim?
Porque quando alguém está falando com você, (e é claramente capaz de se comunicar) você optar por responder a uma outra pessoa só porque ele é fisicamente diferente?

5. Não pergunte: "O que aconteceu com você"
A curiosidade é um dos traços da natureza humana, mas para saber a razão da deficiência de alguém, de alguma forma isso vai mudar a sua vida?
Eu ouvi muitas histórias de pessoas com deficiência, parado por estranhos perguntando-lhe o que aconteceu com ele, assumindo claramente que a deficiência é causada por um acidente, como se quem nasceu com deficiência fosse uma raridade.
O conhecimento é importante e aprender sobre a deficiência é algo louvável. Mas há uma diferença entre perguntando sobre a finalidade e interferir de forma construtiva para a simples curiosidade.
Lembre-se, nem todo mundo se sente confortável com a sua deficiência e alguém pode não querer falar. Se você quiser aprender algo sobre a incapacidade de uma pessoa, é melhor conhece-la, e, em seguida, faça suas perguntas.

6. Pena
coisas que não deve fazer quando encontrar um deficiente

O fato de que uma pessoa tem uma deficiência não significa necessariamente viver em um estado pior do que o seu, sofrimento, ou não ter um propósito na vida e, portanto, merecem a sua pena.
Muitas pessoas com deficiência levam uma vida dinâmica, e sim, às vezes elas também podem sofrer, mas precisam de compreensão e aceitação ao invés de pena.

7. Suposições baseadas em suposições
Se você conhece alguma pessoa com deficiência, na companhia de pessoas sem deficiência, não há necessidade de dizer: "Você tem a necessidade de ter bons amigos para levá-lo para passear" ou "Você tem pais maravilhosos que cuidam de você."
Pode parecer inocente, mas é realmente doloroso e paternalista. Por favor, lembre-se que sua observação é baseada em sua própria interpretação da situação e não é necessariamente real.
Por exemplo, alguém que lhe diz que a pessoa com deficiência precisa de bons amigos para fazer um passeio? Ou, se o fez, porque seus amigos teriam de ser elogiado por isso, não é o que todos os amigos fariam?
O mesmo vale para os pais: cada um deles é são seus filhos e tem o máximo de cuidados.

8. Fazendo um julgamento
coisas que não deve fazer quando encontrar um deficiente

Não julgue uma pessoa, por não ser necessariamente uma pessoa angelical, nem necessariamente por precisar de ajuda, ou ter uma capacidade intelectual menor.
Não suponha que uma pessoa com deficiência não é educado o suficiente, ou inteligente o suficiente para conversar com você. Muitos deles são graduados.
Portadora de deficiência não o faz automaticamente possuidor de determinados atributos.
Portadora de deficiência não faz de você uma criatura especial - todos nós somos seres humanos apenas, e como todos os seres humanos, também temos suas falhas.
Finalmente, não assumir que uma pessoa com deficiência tem necessariamente que precisar de ajuda. Se ele tem, ele vai perguntar, então não mergulhe para ajudar a menos que tenha solicitado especificamente.

9. Não repreenda seus filhos
Se seu filho está olhando para uma pessoa com deficiência ou pergunta em voz alta sobre ele, não repreendê, nem xingue ele.
Explique o que é a deficiência e, incentive a falar com a pessoa com deficiência, ao invés de olhar fixamente com medo e com distância.
Crianças copiam adultos, por isso tudo que você faz, eles vão imitar.

10. Não ore por eles
Muitas vezes as pessoas associam a Deus, a religião e a salvação com deficiência. Eu ouvi as pessoas começam a agradecer a Deus e oram em voz alta na frente de uma pessoa com deficiência, porque ele foi salvo da sua situação. Embora seja importante agradecer a Deus por nossa saúde e nosso bem-estar, não é necessário fazê-lo de forma aberta e descaradamente na frente de uma pessoa com deficiência.
Isto significa se sentir superior, como se eu tinha sido escolhido por Deus em lugar da pessoa com deficiência.
Além disso, quando você vê uma pessoa que vive com uma deficiência, não lhes ofereça suas orações como uma "possível cura"; embora em teoria pode parecer um gesto simpático, não assuma que as pessoas com deficiência querem necessariamente "cura" cada um de nós é diferente e tem seus próprios desejos e aspirações. Só porque você nasceu sem deficiência, considerando este como a norma ou o melhor estado, essa coisa não pode ser aplicada a qualquer um.

Cadastre seu e-mail em nosso FeedBurner e receba por e-mail as novidades do "Universo Cadeirante" em seu e-mail. NÃO ESQUEÇA de após o cadastro fazer a confirmação pelo link que vai receber no seu e-mail. 
Cadastre -> http://bit.ly/1GaCTXK

5 comentários

  1. Excelente passo por essas situações sempre,gostei por alguem ter falado tudo isso as vezes evito sair pra evitar ser desagradavel com as pessoas que vem perguntar ou falar besteira pra mim

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, pelas informações. Estou surpresa, como me comportei errado. Após esses conhecimentos mudarei totalmente minha forma de agir, quando me deparar com uma PCD.
    Peço perdão, pelas vezes que me comportei como uma tola.

    ResponderExcluir

 

Idioma

Contato

cadeirantes.life@gmail.com

FACEBOOK

INSTAGRAM @cadeirantes_life

Cia de Dança Loucurarte

Receba por e-mail

Digite seu e-mail:

DESTAQUE

Dicas para PCD encontrar emprego

Se você é uma pessoa com deficiência, deve saber que encontrar um emprego satisfatório e bem remunerado é duas vezes mais difícil do que ...

Entrevistas