Praia acessível e as cadeiras anfíbias


Apesar de estarmos no fim do verão veio ao blog uma solicitação para falarmos da cadeira anfíbia. Gostaria muito de ter feito um test drive antes de falar dela, mas infelizmente não seria a tempo de escrever sobre o assunto. De qualquer forma tenho alguma experiência de praia depois de estar na cadeira de rodas e acho que isto já me dá alguma base para dissertar sobre o assunto.

Difícil quem não goste de praia, barulhinho do mar, cheirinho do sal, sol e brisa batendo no rosto; para aqueles que curtem o litoral o fato de tornar-se cadeirante a certa altura da vida, impossibilita ou no mínimo dificulta muito a ida a praia. Aos que mesmo não entram na água porque não gostam, até mesmo chegar na areia e ficar somente em baixo do guarda-sol é quase impossível; os que conseguem o fazem por ter alguém bem forte que possa levar a cadeira na areia fofa; algo pra testar a força dos amigos andantes!!

Sempre tive a sorte de ter ao meu lado “O CARA”, aquele que me leva, e me proporcionou diversos banhos de mar em diversos lugares!! Mas, ter alguém que te pegue no colo e leve até a água não é nem um pouco simples nem fácil. Felizmente a ideia de “praia inclusiva” tem se alastrado no Brasil e isso é realmente fantástico. Estes projetos são geralmente financiados pelo governo e tem apoio de instituições não governamentais como associações, SESI, SESC e outras. Geralmente eles oferecem informações, serviços variados, e o tão sonhado banho de mar acompanhado de profissionais habilitados e treinados para isso.


As cadeiras anfíbias são o personagem principal, as pessoas chegam com suas cadeiras de rodas, por meio de uma esteira que livra o cadeirante da “linda e fofa” areia da praia e ali passam para a cadeira anfíbia com suas rodas gigantes de borracha que deslizam na boa até a água. Como essas rodas são de borracha fazem vez de boia e ajudam a cadeira a levar as pessoas dentro da água em segurança e com estabilidade. Fantástico, assim todos, sem exceção, podem ter o prazer de se refrescar e sentir a onda do mar batendo no rosto!!! Quer sensação de renovação de espirito melhor que esta?? Difícil; e o melhor de tudo: de graça!!!







Estes projetos funcionam em alta estação, onde o numero de veranista é maior, mas mesmo não sendo algo perene, já e um avanço poder contar com este serviço. Para os conterrâneos gaúchos é bacana saber que neste verão tivemos cadeiras anfíbias em diversas praias e com banho assistido e esteirinha para rodar até a beira do mar!! Mais informações em: http://www.veraonumaboa.rs.gov.br/conteudo/983/?Cadeira_anf%C3%ADbia_possibilita_banho_de_mar_seguro_para_pessoas_com_defici%C3%AAncia


Em outubro viajarei para um hotel em Pernambuco que tem a cadeira anfíbia, farei testes variados e depois conto pra vocês!!!  Até lá quem sabe alguém quer contar suas experiências nos enviando suas histórias... assim podemos fazer um novo capítulo para este tema com a tua experiência!! Conta pra gente!!!





Débora Haupt




Se você tiver dúvidas ou ideias para novos posts, mande para cadeirantes.life@gmail.com

Nenhum comentário :

Postar um comentário

 

Idioma

Contato

cadeirantes.life@gmail.com

FACEBOOK

INSTAGRAM @cadeirantes_life

Cia de Dança Loucurarte

Receba por e-mail

Digite seu e-mail:

DESTAQUE

Dicas para PCD encontrar emprego

Se você é uma pessoa com deficiência, deve saber que encontrar um emprego satisfatório e bem remunerado é duas vezes mais difícil do que ...

Entrevistas