Que língua é essa que se fala com as mãos?

quarta-feira, 2 de julho de 2014


LIBRAS é Língua Brasileira de Sinais. De acordo com a lei nr. 10.436 de 24 de abril de 2002, LIBRAS é reconhecida como a segunda língua oficial do Brasil. Esta lei foi regulamentada pelo decreto nr. 5.626 de 22 de dezembro de 2005.

Desde então foi estabelecido que a LIBRAS deve ser inserida como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior, e nos cursos de Fonoaudiologia, de instituições de ensino, públicas e privadas, do sistema federal de ensino e dos sistemas de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.


Todos os cursos de licenciatura, nas diferentes áreas do conhecimento, o curso normal de nível médio, o curso normal superior, o curso de Pedagogia e o curso de Educação Especial são considerados cursos de formação de professores e profissionais da educação para o exercício do magistério.

A LIBRAS constitui-se em disciplina curricular optativa nos demais cursos de educação superior e educação profissional desde um ano após a publicação do decreto, ou seja, desde 23 de dezembro de 2006.

O decreto é datado de 22 de dezembro de 2005 e nós estamos em 2014. Quase nove anos e ainda existem muitas pessoas que não conhecem a lei e não sabem o que é LIBRAS. Umas pensam que é mímica, outras que é um conjunto de sinais usado pelos deficientes auditivos (DA).

LIBRAS é Língua Brasileira de Sinais. Não é mímica e não é universal. É brasileira. Se fosse universal seria Língua Universal de Sinais. Mas LIBRAS é Língua Brasileira de Sinais. ASL - American Sign Language é a Língua Americana de Sinais. O alfabeto é quase universal, há algumas letras que diferem de um país para outro.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

 

Idioma

Contato

cadeirantes.life@gmail.com

FACEBOOK

INSTAGRAM @cadeirantes_life

Cia de Dança Loucurarte

Receba por e-mail

Digite seu e-mail:

DESTAQUE

Dicas para PCD encontrar emprego

Se você é uma pessoa com deficiência, deve saber que encontrar um emprego satisfatório e bem remunerado é duas vezes mais difícil do que ...

Entrevistas