Entenda por que o aquecimento é tão importante antes das atividades físicas

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Algumas pessoas confundem AQUECER e ALONGAR, tentarei explicitar neste tópico o que é e para que serve o aquecimento.

O AQUECIMENTO é uma das primeiras partes da atividade física. 

Ele se faz necessário por preparar o corpo e a mente para a atividade física, para que se tenha o melhor rendimento possível, evitando possíveis lesões e garantindo entusiasmo e concentração.



Ao elevar a temperatura corporal, atingimos a temperatura dita como IDEAL, onde ocorrem várias reações favoráveis à atividade física. São elas:

"· aumento da taxa metabólica; 
· aumento de fluxo sangüíneo local; 
· melhoria da difusão do oxigênio disponível nos músculos; 
· aumento da quantidade de oxigênio disponível nos músculos; 
· aumento da velocidade de transmissão do impulso nervoso; 
· diminuição do tempo de relaxamento muscular após contração; 
· aumento da velocidade e da força de contração muscular; 
· melhoria na coordenação; 
· aumento da capacidade das articulações à suportar carga. "

Melhora a elasticidade, tornando a musculatura, os ligamentos e os tendões menos susceptíveis à lesões ou rupturas; 

Prepara a articulação para suportar os exercícios, já que há um aumento na produção do líquido sinovial, que fica dentro das articulações, que faz com que ela se torne mais resistente a pressão e a força.

COMO REALIZAR UM AQUECIMENTO?

Não há uma regra para identificar a intensidade dos exercícios de aquecimento, você deve ter em mente que não pode ser um exercício que o deixe cansado, o correto é executar um exercício que esquente seu corpo.

A duração do aquecimento vai depender da intensidade da atividade física a ser praticada. Quanto mais intensa, maior o tempo de aquecimento. O aquecimento básico varia de 8 a 15 minutos.

O aquecimento deve ser planejado de acordo com a sua idade (menos idade, menos tempo), o tipo de atividade física (para um esporte ou uma atividade intensa), o seu condicionamento físico (menos habituado a exercícios, menos intensidade), a hora do dia da atividade (de manhã o aquecimento é mais lento) e a temperatura (se faz frio, precisamos aquecer mais). 

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