O que é realmente estar numa cadeira de rodas?

O que é realmente estar numa cadeira de rodas

Eu não quero que você sinta pena de mim. Eu não quero que você olhe para mim como um super-herói inspirador. Eu não sou nem uma dessas coisas.

Mas todo mundo olha. Não, isso não é um exagero, eu quero dizer a todos.
Se eles não estão começando, eles estão propositalmente tentando desviar o olhar, ou eles têm o olhar fixados dos pés a cabeça, onde eu estou sentado.
Eu posso te perdoar por ficar olhando dessa maneira. É a resposta natural de um ser humano para olhar para algo que é diferente para tentar decidir se ele vai atacá-lo, e vendo um, jovem de aparência saudável em um tanque de metal com rodas de luz, pode parecer como algum tipo de ameaça. Mas eu não vou te machucar. Na verdade, eu sou o único no campo de defesa o tempo todo, porque você está vindo para me atacar.

O que o torna tão ruim não são os olhares ou a falta dela, é as palavras que vêm estupidamente que vomitam fora de sua boca. Você está vindo para comentar sobre a minha aparência de imediato, porque é provavelmente um choque para você que eu não estou deformado e eu estou em uma cadeira de rodas. Você vai me dizer o quão bonito(a) e "normal" eu sou, eu olho, e eu vou querer dar um soco na sua cara por isso. Você pode argumentar e dizer: "Mas você é realmente bonito(a)." Bem, isso é ótimo, mas até minha bunda que fica quadrada diariamente se irrita com isso.

Essa é a coisa - você vai sair do caminho para mim. Você vai pular na frente de uma porta abrindo já para segurá-la e você vai esperar uma resposta positiva. Por um momento, você se sentir como um herói ajudando os pobres, deficientes, e "eu" estou tão feliz que você é capaz de ajudar, e fazer sua boa ação do dia.
Mas, acho que, agora você está no meu caminho e você está de pé na moldura da porta que a minha cadeira já tem uma dificuldade em atravessar ao natural. Aqui está algo que você pode não ter pensado sobre - talvez eu posso fazer isso sozinho.

Eu não estou tentando te enganar, há uma abundância de coisas que eu não posso fazer sim, você pode, como caminhar, por exemplo, mas eu posso abrir uma porta. Se você quer ser uma pessoa decente e mantenha uma porta para a pessoa entrar depois de você, isso é bom, mas se você quiser me dar um pouco de impulso extra até o morro, eu vou considerar muito mais bacana. Você estaria me tocando se eu não estivesse nessa cadeira? Se a resposta ainda é "sim", então você pode precisar  reavaliar o seu processo de tomada de decisão.

Se há algo que eu não posso fazer, vou pedir ajuda. Isso não acontece muitas vezes, mas às vezes eu tenho que pedir. Se acontecer de eu lhe perguntar, pedir ajuda, não hesite em dizer "não", tal como fez a essa pessoa sem-teto. Concedido, você não pode pensar que eu estou indo para pedir dinheiro, mas ser pobre com uma porrada de contas médicas só poderia me dirigir a esse ponto algum dia. E adivinha? Você não vai saber isso, porque eu ainda sou um estranho. Então, se você disser "não", o meu mundo vai continuar girando. Eu não vou levá-lo para  o pessoal, e eu vou encontrar alguém ou alguma coisa para alcançar o que eu não posso agarrar fora da prateleira de cima.

Isso nos leva a outro ponto. Eu poderia estar no supermercado, apenas algumas polegadas longe de alcançar o que não posso, sentado, e eu vou levantar-me para agarrá-lo. Sim, você leu certo. Eu aguento! Às vezes eu posso até mesmo ficar de pé! Mas para a maior parte, se não estou na cama, eu estou em minha cadeira de rodas, não por escolha. E mesmo se for a minha escolha, não é nada de sua conta, e não requer quaisquer comentários ou perguntas em seu nome.

Eu peço um pouco mais de compreensão aqui, eu entendo, as pessoas esperam que você seja paralisado se você estiver em uma cadeira de rodas. Mas a enorme quantidade de todos os meus outros problemas de saúde me mantém dependente. O que eu não entendo é quando as pessoas se ofendem quando descobrem isso. Uma palavra que tenha sido usada, para o meu rosto, para descrever o choque é "traído."
Talvez você é diferente, e você não vai ficar chocado se você me ver fora da minha cadeira. Mas você ainda está curioso. E você provavelmente está se perguntando, "O que está errado com você?"

Para esta resposta, "O que está errado com você?"

Se alguma vez você encontrar-se na frente de uma pessoa que procura ansiosamente a coisa certa a dizer ou pedir, PARE. Não diga nada. Respire fundo, e lembre-se: "Ei, esta pessoa é um ser humano com sua própria vida e da vida privada" e no meu caso, eu só tenho a diferença no meio de locomoção.

Então, pessoalmente, eu prefiro que você me pergunte o que está errado, do que apenas olhar e julgar e fazer suas próprias suposições. Mas esteja preparado para um diálogo médico demorado que você não vai entender ou a minha quem sabe minha ideia de um papo sarcástico com piadas de uma resposta em que você não vai rir até que eu vou rir, confirmando que "SIM, que era uma piada".

Mas não, eu realmente não quero ouvir o verso da Bíblia que vai me curar, ou como sua avó em uma cadeira de rodas, ou como você apagou o seu dedo uma vez, então, obviamente, você sabe o que eu estou passando. Mas porque eu sou educado, eu vou ouvir e sorrir, e você vai sair sentindo-se melhor sobre si mesmo.

E aqui estamos nós, depois de nossa pouca interação, e uma ou mais dessas coisas que provavelmente aconteceram. Como eu previ, você fez mais dano a mim. Mas aqui está outro pequeno segredo, você não apenas conhece o meu verdadeiro eu. Eu estou preparado para interações ignorantes como estas então você não me desgasta com isso.

Eu não quero que você sinta pena de mim como um pobre, jovem, pessoa com deficiência. Eu não quero que você olhe para mim como este super-herói inspirador. Eu não sou nem uma dessas coisas. Eu simplesmente aprendi a me adaptar e sobreviver - algo que todos nós nascemos com isso.

Não vou pedir desculpas por fazer você, se sentir desconfortável. Eu não estou pedindo desculpas para os poucos minutos extra que leva para o motorista do ônibus para chegar até mim com o elevador. Eu não estou pedindo desculpas quando eu vou (espero) sair algum dia da minha AMIGA cadeira de rodas. Eu não estou pedindo desculpas por sua ignorância, e eu estou pedindo desculpas por minha deficiência ou quem sabe pela minha eficiência.

Minha vida não deve ser um inconveniente para você.
E se for, então eu sinto muito.

10 coisas que não deve fazer quando encontrar um deficiente
Piada? Não, não! As comédias da vida “aleijada”...
Chega de mimimi!

Cadastre seu e-mail em nosso FeedBurner e receba por e-mail as novidades do "Universo Cadeirante" em seu e-mail. NÃO ESQUEÇA de após o cadastro fazer a confirmação pelo link que vai receber no seu e-mail.
Cadastre -> http://bit.ly/1GaCTXK


2 comentários

 

Idioma

Contato

cadeirantes.life@gmail.com

FACEBOOK

INSTAGRAM @cadeirantes_life

Cia de Dança Loucurarte

Receba por e-mail

Digite seu e-mail:

DESTAQUE

Dicas para PCD encontrar emprego

Se você é uma pessoa com deficiência, deve saber que encontrar um emprego satisfatório e bem remunerado é duas vezes mais difícil do que ...

Entrevistas