Grande empresa, Grandes iniciativas


A Mercur é uma empresa brasileira, fundada em 1924 na cidade de Santa Cruz do Sul (RS), que começou sua trajetória com produtos derivados da borracha. 

A empresa entende que tudo que é produzido para atender as necessidades humanas tem um impacto no ambiente, indivíduos e na sociedade. Sabendo que são grandes os desafios de construir uma empresa com a responsabilidade da humanidade por um mundo melhor, a Mercur assume publicamente o compromisso de participar com pessoas e organizações na criação de soluções sustentáveis. Produtos, serviços e modelos de comercialização que levam em consideração as pessoas, são concebidos com a participação delas.

Como indústria, a Mercur atua em diferentes segmentos de mercado:

*Educação

*Saúde 

*Revestimentos

Atualmente a empresa conta com um portfólio de produtos voltados aos segmentos de educação e saúde, como borrachas de apagar, bolas de exercício, bolsas térmicas, muletas e etc. A companhia também atua na área industrial com soluções customizadas, disponibilizando lençóis de borracha e peças técnicas, bem como pisos especiais e revestimentos.

Entendendo o Projeto Diversidade na Rua

O projeto da Mercur chamado Diversidade na Rua tem como objetivo construir soluções que facilitem a vida das pessoas no seu cotidiano. Este projeto surgiu pela necessidade de compreensão mais abrangente sobre o ambiente da Educação, através de um repensar sobre o papel da empresa neste campo de atuação. Iniciou-se pelo relacionamento com diferentes instituições ligadas a Educação e diversas escolas de Santa Cruz do Sul, porém, atualmente, com uma abrangência maior de instituições e pessoas ligadas à ele.

Durante as diversas interações, tornou-se clara a necessidade de propiciar ambientes de discussão que envolvessem o tema: diversidade. Em 2013, o projeto concretizou a realização de três encontros na cidade de Santa Cruz do Sul, onde fica sua sede.  Desde que começou a repensar seu papel enquanto indústria, a Mercur passou a buscar formas de entender as reais necessidades das pessoas e disponibilizar seu conhecimento e estrutura para oferecer acesso a serviços que tenham significado para todos. 

O projeto conta com dois ambientes digitais que possibilitam interação com o usuário. O primeiro é o site do Diversidade na Rua (diversidadenarua.cc) que é um espaço para receber informações, compartilhar e difundir assuntos sobre inclusão e acessibilidade.
O segundo ambiente é a Loja do Diversidade (loja.mercur.com.br) que não é apenas uma loja virtual, mas sim um canal para desenvolver relacionamentos, através de atitudes de colaboração. Um dos conceitos disponíveis na loja é o “frete amigo”, que possibilita comprar um produto e contar com a ajuda de um voluntário da rede de colaboração para realizar a entrega, o que torna o custo com o produto mais baixo e ajuda na prevenção ao meio ambiente. 



Podemos afirmar apenas os motivos que levaram a Mercur a buscar compreender um pouco mais das questões de inclusão e acessibilidade. Conforme mencionado na questão anterior, desde 2009, a partir de uma mudança estratégica e reconstrução dos valores da empresa, dentre outras questões essenciais, ela questionou seu papel na educação. Historicamente, enquanto indústria de borracha, a empresa entregou produtos para auxiliarem na sala de aula, porém em uma lógica mercadológica habitual e não de construção de sentido ao usuário do produto e coerente com os valores humanosocioambientais que queremos ver no mundo.

Porém, ao ampliar esse olhar, a empresa se aproximou das instituições de ensino, educadores e pessoas que se relacionam diretamente com a educação. Inicialmente em um contato com o Instituto Paulo Freire e, através de inúmeras experiências, passou a transformar sua visão de mundo e acreditar em uma educação para o viver. 



Através da aproximação direta com a comunidade, a empresa estabeleceu laços de relacionamento com escolas e junto com elas, entendeu a necessidade de co-criar produtos e serviços, além de fomentar a discussão em torno da acessibilidade, diversidade e inclusão, algo em pauta no momento e ainda sem muito acesso de recursos que de fato auxiliassem nesse sentido. É por essa razão que temos procurado fortalecer uma rede de colaboração, onde pessoas conectadas ao propósito podem se ajudar, solucionando problemas cotidianos, seja através de “gambiarras” ou acesso a conteúdo e discussões na plataforma digital ou em encontros presenciais.

Convidamos a todos para conhecer o site do Diversidade na Rua e entender o propósito do projeto. 
O site possui cinco sessões sendo que todas elas possibilitam interação com usuário.  Queremos construir COM as pessoas.  

Mundo Inclusão: espaço de notícias, matérias jornalísticas sobre o mundo da diversidade, acessibilidade e inclusão.Tua história: um espaço para que opiniões, histórias e curiosidades vivenciadas por pessoas no seu dia a dia possam ser contadas e debatidas. 

Debate Aberto: fórum de compartilhamento de informação, divulgação e de conversa sobre temas específicos da diversidade.

Gambiarras: são ideias e sugestões de adaptações feitas para ajudar pessoas em diferentes situações cotidianas. 

Cotidiano: apresenta com detalhes os caminhos percorridos pela equipe para a ampliação da rede de colaboração.



Acesse e conheça o Projeto Diversidade na Rua

Nenhum comentário :

Postar um comentário

 

Idioma

Contato

cadeirantes.life@gmail.com

FACEBOOK

INSTAGRAM @cadeirantes_life

Cia de Dança Loucurarte

Receba por e-mail

Digite seu e-mail:

DESTAQUE

Dicas para PCD encontrar emprego

Se você é uma pessoa com deficiência, deve saber que encontrar um emprego satisfatório e bem remunerado é duas vezes mais difícil do que ...

Entrevistas