Dicas para cadeirantes viajarem de avião

Para vocês já devem ter feito essa pergunta que para mim já fizeram muitas vezes.
Cadeirante pode viajar de avião?  - Cadeirante viaja de avião sim!

Mas para isso alguns detalhes são importantes, para termos uma viajem agradável.  Tanto o aeroporto quanto a empresa aérea e a aeronave devem possuir acessibilidade.  
Andei dando uma pesquisada no geral e por isso posso ter alguns detalhes importantes que não citei, mas vou tentar me aproximar o maior possível.


Dicas para cadeirantes viajarem de avião


As aeronaves devem estar equipadas com uma cadeira de rodas especial, (chamada de Aisle Wheelchair) projetada para passar nos corredores apertados entre os assentos. Esta Aisle Wheelchair é mantida desmontada em um compartimento separado para o uso durante os voos longos, pois o cadeirante vai precisar para o caso de necessitar ir ao lavatório. Após o embarque, funcionários movem o cadeirante da aisle wheelchair para o assento da aeronave.  


Aisle Wheelchair
Aisle Wheelchair

Tocando no assunto dos lavatórios, aeronaves de longo curso devem ter um lavatório acessível para cadeirantes. Difícil de imaginar um banheiro adaptado para cadeirante, sendo que são minúsculos nas aeronaves. 

E os aeroportos? 

* Se o aeroporto possui fingers (um tipo de ponte), podemos se locomover por meios próprios (ou com auxilio de funcionários) até a porta do avião quando vamos para a Aisle Wheelchair.


Fingers
Fingers 

* Quando o aeroporto não possui fingers (ou a aeronave parou em algum lugar remoto), então pode-se usar dois métodos para embarcar o passageiro: Um “Ambulift”, que é um veículo acessível com elevador que se “acopla” à porta da aeronave e permite a transferência do passageiro.


Ambulift
Ambulift

* Se o aeroporto não possuir o “Ambulift”, vamos ter que ser levado pelas escadas com o auxílio de funcionários mas isto é altamente NÃO RECOMENDADO, pois uma queda de um auxiliar pode nos por em riso, ou então com o auxilio de uma ferramenta que é chamada de “cadeira de propulsão elétrica” (que também existe em Guarulhos além do Ambulift).

Alguns cuidados que é bom você tomar antes de viajar:

 Comunicar a necessidade de assistência especial à empresa aérea no momento em que fizerem sua reserva ou, pelo menos, 48 horas antes do embarque.

 Dirigir-se ao balcão de check-in, portando documento de identificação, com antecedência mínima de 1 hora e 30 minutos para voos nacionais e de 2 horas para voos internacionais, em relação ao horário do voo.

Afinal, quais são os lugares reservados para cadeirantes no avião?

 Agora as pessoas com deficiência também podem ser alocadas na parte de trás da aeronave (desde que em assentos com braços móveis).

Posso ir com a minha cadeira de rodas até a porta do avião?

Sim pode, o passageiro pode ir com seus equipamentos até a porta da aeronave  (bengalas, muletas, andadores e outros).  Quando houver espaço disponível, a cadeira de rodas deve ser transportada gratuitamente no interior da cabine de passageiros. Caso contrário, será considerada bagagem prioritária.

E sabemos que nossa amiga geralmente costuma ser devolvida não nas mesmas condições que é entregue. Nos devolvem com riscos, rodas soltas e tudo mais.

Desembarque  – quando?

 O desembarque desses passageiros será realizado após o dos demais, exceto em caso de conexão, quando o intervalo de tempo para troca de aeronave justificar a priorização.

Desconto para o acompanhante:

Todo deficiente que viajar acompanhado tem direito a 80% de desconto na passagem desse acompanhante.
É só preencher o MEDIF, documento disponibilizado pelas empresas aéreas, com os dados preenchidos e assinados pelo seu médico. Esse documento vai para a perícia da empresa e em geral você tem o desconto aprovado após 72 horas da entrada do documento.

 E se meus direitos não forem respeitados o que devo fazer?

A Infraero tem uma caixinha de reclamações no aeroporto, que não serve para nada. Mas é uma possibilidade. 

Depois disso é fé na piruca, mochila no colo e aproveitar o passeio.


Recomendo outros posts para os interessados: 

Orientações para viajar de avião à pessoas com deficiência
Anac obriga companhias aéreas a obedecer regras de acessibilidade
Vamos viajar?

Nenhum comentário :

Postar um comentário

 

Idioma

Contato

cadeirantes.life@gmail.com

FACEBOOK

INSTAGRAM @cadeirantes_life

Cia de Dança Loucurarte

Receba por e-mail

Digite seu e-mail:

DESTAQUE

Dicas para PCD encontrar emprego

Se você é uma pessoa com deficiência, deve saber que encontrar um emprego satisfatório e bem remunerado é duas vezes mais difícil do que ...

Entrevistas