Dicas essenciais para quem cuida de pessoas acamadas e/ou com mobilidade reduzidas

Dicas essenciais para quem cuida de pessoas acamadas e/ou com mobilidade reduzidas

Pacientes acamados, idosos e pessoas com restrições de mobilidade precisam de cuidados especiais.  O bem-estar garante dias mais tranquilos e confortáveis.
O INCA (Instituto Nacional do Câncer) preparou um guia com orientações para cuidar de pacientes acamados e/ou com mobilidades reduzidas. Nós separamos algumas dicas para ajudar nesses cuidados de pessoas que passam muito tempo na cama. Confira:


Higiene

Os cuidados com higiene estão no topo da lista de importância. Manter a limpeza dos lençóis, colchão e roupas do paciente, trocar as fraldas e dar banhos diários são ações que ajudarão a combater infecções e outras complicações. Além disso, os banhos promovem o relaxamento do corpo e a sensação de conforto, que ajudam na recuperação. 

Após o banho, hidrate a pele com cremes indicados pelo médico e observe se há pontos vermelhos, onde podem estar se formando as úlceras de pressão (também conhecidas como escaras). 


Alimentação

Uma dieta equilibrada irá fornecer os nutrientes que o corpo precisa. Por isso, siga sempre as recomendações médicas, estando atento às restrições alimentares. Além disso, a hidratação do corpo é essencial para manter o bom funcionamento. O paciente deve beber bastante água durante o dia. 
Para realizar a refeição, estimule e auxilie o paciente a pegar os talheres. Se a refeição é feita na cama, eleve a cabeceira para uma posição mais confortável e segura. Um encosto anatômico triangular pode ajudar a manter a posição adequada.  


Descanso

Um bom descanso é essencial para a recuperação e bem-estar do acamado. Durante as boas horas de sono, os seus anticorpos trabalham e a energia é renovada. Confira as dicas para ajudar a dormir bem:

  • Utilize roupas leves nos dias quentes para evitar a transpiração.
  • Mantenha os lençóis sempre bem esticados e livres de migalhas de comida. Quando a roupa de cama está enrugada, ela pode impedir a circulação do sangue e contribuir para a formação de escaras. 
  • Mude o acamado de posição a cada duas horas, aliviando assim os pontos de pressão e escolha um colchão ou sobre colchão que ajude evitar as escaras. 


Colchões, travesseiros e roupas de cama especiais para pessoas acamadas

Investir em travesseiro e colchão ortopédico é essencial para proporcionar o conforto e saúde das pessoas acamadas e/ou com mobilidades reduzidas. Eles irão aliviar os pontos de pressão e promover o respiro da pele, ajudando na prevenção das escaras, proporcionando bem-estar e um sono mais acolhedor.


Colchonete Ortopédico Piramidal Dupla Face

Colchonete Ortopédico Piramidal Dupla Face


O colchonete ortopédico piramidal dupla face da Múltiplo Conforto e Saúde tem duas faces. Em um dos lados, possui o formato de pirâmides , que facilita a mudança de posição da pessoa durante o sono e auxilia no alívio dos pontos de pressão da pele, bem como tem efeito massageador. Do outro lado, possui formato de canaletas massageadoras com desenho longitudinal respiro ativo, que permite a passagem de ar, tornando o produto respirável. A sua espuma é de performance de látex, material que possui maior resiliência e durabilidade que as espumas comuns.
Clique aqui e saiba mais sobre os colchonetes piramidais da Múltiplo Conforto e Saúde. 

Lençol Gel Toque de Linho 

Lençol Gel Toque de Linho


Esse lençol é feito com fios-gel de poliéster, uma tecnologia térmica que dá a sensação de frescor, drena a transpiração e mantém uma temperatura ideal para o corpo. 

Saiba mais sobre o Lençol Gel Toque de Linho da Múltiplo Conforto e Saúde.



Encosto Anatômico Triangular AirFlow

Encosto Anatômico Triangular AirFlow


O encosto anatômico triangular serve como suporte mais firme para a coluna na realização das atividades do dia a dia, como assistir televisão, ler um livro, fazer as refeições. Também pode ser usado para estimular a circulação das pernas, importante para pessoas que passam muito tempo sentadas. Sua espuma é firme e de alta durabilidade, garantindo o conforto por muito mais tempo. Seu formato em canaletas torna o produto anti derrapante.


Pode ser usado em três posições: suporte baixo, suporte alto e suporte para as pernas. 

A tecnologia AirFlow permite a circulação do ar. A capa é removível, o que facilita a higienização. Clique aqui e saiba mais sobre o encosto anatômico triangular. 



Travesseiro No allergy Ortopédico

Travesseiro No allergy Ortopédico


O Travesseiro No allergy Ortopédico é macio, firme e confortável. Sua estrutura é constituída de gomos massageadores e anti-pressão, que ajudam a proporcionar agradáveis noites de sono. 
Também conta com capa que tem tratamento de Íons de Prata, tecnologia que absorve e elimina agentes nocivos à saúde, como ácaros e bactérias. Mesmo com outra capa por cima, a ação antialérgica continua.
A sua espuma tem longa durabilidade e traz relaxamento para quem o utiliza. Clique aqui e saiba mais. 


Lembre-se que os cuidados, carinho e amor trarão mais alegria e bem-estar para os pacientes que estão acamados e/ou com mobilidade reduzida.


Como evitar as úlceras de pressão? 
Como higienizar a almofada da cadeira de rodas?

Nenhum comentário :

Postar um comentário

 

Idioma

Contato

cadeirantes.life@gmail.com

FACEBOOK

INSTAGRAM @cadeirantes_life

Cia de Dança Loucurarte

Receba por e-mail

Digite seu e-mail:

DESTAQUE

Dicas para PCD encontrar emprego

Se você é uma pessoa com deficiência, deve saber que encontrar um emprego satisfatório e bem remunerado é duas vezes mais difícil do que ...

Entrevistas