A falha em nossas estrelas de Hollywood

 A falha em nossas estrelas de Hollywood

A indústria cinematográfica tem um forte controle sobre a forma como vemos e percebemos o mundo. Filmes e programas de televisão pode nos fazer rir, chorar, com raiva, ou todos os três.
Eles podem nos motivar a agir, que vão desde simples fãs para a mudança social. Eles podem ser usados ​​para fazer declarações políticas em uma maneira criativa e envolvente.

Com toda essa história de progresso, é um pouco surpreendente saber que o tratamento de deficiência, tanto dentro e fora da tela, continua a ser um desafio e uma barreira. Embora tenha havido progressos nos últimos anos, tem sido lenta. Muitas questões remanescentes incluem a representação positiva ou negativa da deficiência e que começa a retratar personagens com deficiência.

Retratos históricos

Antes da idade de cinema e televisão, ainda estava agindo. Quando peças de William Shakespeare foram cumpridas, palco para as mulheres não era socialmente aceitável. Para lidar com este problema, todas as personagens femininas foram retratados por homens. Como resultado, pode haver representações descontroladamente imprecisas ou irreais de mulheres no palco, porque eles estavam sendo jogado por pessoas que não tinham nenhuma experiência da vida real, a de ser  mulheres.

No entanto, apesar do aumento da diversidade no cinema, muitos papéis ainda estão fora do alcance de atores com deficiência - mesmo se os papéis envolvem personagens com deficiência.

Isto levou a muitos personagens com deficiência sendo em grande parte baseada em estereótipos que a sociedade criou. Muitas vezes eles foram categorizados como inerentemente mau ou inerentemente bom (mas amaldiçoado por invalidez).

Retratos históricos na sociedade

Por que as pessoas com deficiência, historicamente, mostrado como mau ou bom? Estes opostos binários veio do que grande parte da sociedade entende sobre deficiência.

Deficiência como mal



Acima de imagem: Dr. Strangelove é um exemplo da tendência de uma pessoa com uma deficiência que está sendo retratado como "mal".

Desde pequenos somos ensinados através de contos de fadas (e filmes da Disney) que os heróis e protagonistas são o epítome da beleza, enquanto vilões são o oposto. Vemos isso mesmo em filmes de hoje.

Outros exemplos incluem o Capitão Gancho e Dr. Strangelove, que são quase imediatamente visto como mal simplesmente devido à sua deficiência. Mesmo a série Austin Powers zomba isso por ter o Dr. Evil viagens ao redor de seu covil como uma cadeira de rodas motorizada.

Usando a deficiência como uma característica de um vilão leva à idéia de que eles são "outro" - tornam-se "tudo o que não somos." Isto leva a barreiras comportamentais e sociais, porque vamos enfrentá-lo: ninguém quer se associar com um vilão.

Deficiência como bom (mas amaldiçoado)



Acima imagem: Edward Mãos de Tesoura é um exemplo de um personagem com uma deficiência que é em última análise, "bom".

A outra interpretação comum das pessoas com deficiência envolve a idéia de ser inerentemente bom - mas amaldiçoado com a infelicidade das aparências "anormais". Isso já aconteceu com o amante de A Bela e a Fera, Quasimodo em O Corcunda de Notre Dame, e Edward Scissorhands no filme com o mesmo nome.

Esta situação cria uma situação em que um personagem "belo" tem que ajudar o outro personagem superar suas diferenças físicas.

No contexto da vida real, isso nos lembra de como as pessoas com deficiência são muitas vezes lamentada, ou vistos como "precisar" ajuda de outras pessoas. Nem todo mundo com deficiência precisa de ajuda, é claro - mas é um estereótipo de que é retratado no cinema e na televisão.

Por que os estereótipos estão sendo aderidos



Acima de imagem: O filme de 2004 Salvo usado Macaulay Culkin, um ator capaz de corpo, por ser paraplégico. Enquanto ele ainda contou com alguns estereótipos, ele também fez um esforço para reduzi-los usando um consultor, que usa uma cadeira de rodas.

Muito parecido como execuções existentes antigamente, jogando papéis femininos, a indústria de cinema e televisão continuou a usar intérpretes, de interpretar personagens com deficiência. Muitas vezes, eles têm pouca experiência em primeira mão com deficiência, o que os obriga a desempenhar as suas funções com base no que eles pensam de deficiência, ao invés do que a deficiência é realmente.

Mas isso é culpa dos artistas, que são muitas vezes escalados para interpretar personagens com deficiência? Claro que não. Pelo contrário, muitas vezes acontece pela falta de artistas com deficiência disponíveis.

Isso não quer dizer que não há uma "escassez" - de certa forma, há uma ligeira falta. Para aspirantes a atores com deficiência, existem muitas barreiras comportamentais e físicas para acessar o treinamento e, por sua vez, a representação.

Progresso está sendo feito


Acima imagem: Katie Leclerc e Sean Berdy são ambos atores com deficiência auditiva no programa de TV Switched at Birth. 

Nos últimos anos, as vozes de artistas com deficiência têm sido cada vez mais alto. A crescente influência da tecnologia também está ajudando, com a capacidade de criar e compartilhar apresentações utilizando plataformas online como o YouTube e meios de comunicação social. 

Funções que não envolvem deficiências foram ganhando força também. Notavelmente, Walter Jr. na série de televisão Breaking Bad é jogado por RJ Mitte, que tem paralisia cerebral. Antes dele, amputado Robert David Hall, também pavimentou o caminho através de seu papel como o médico legista Al Robbins em CSI: Crime Scene Investigation. 

À medida que mais atores com deficiência estão aparecendo, a complexidade e sofisticação dos personagens que retratam também estão aumentando. 

Um show de fuga muito bem recebido que faz isso é Switched At Birth, estrelado por Marlee Matlin e Katie Leclerc, que têm deficiências auditivas. 

Nessa série, enquanto a cultura surda e sua relação com a cultura auditiva são grandes partes dos arcos de história, eles não são sempre o foco principal. Em vez disso, ele mostra as pessoas surdas como parte da paisagem de vida global. 

O futuro

Mesmo com todo esse progresso, não há muito a fazer. 

Para alterar a forma como a deficiência é visto ou compreendido, o primeiro passo poderia ser a recrutar artistas com deficiência, o que enviaria uma forte mensagem para o público. 

A contratação de atores fisicamente aptos para atuar como personagens com deficiência é quase como dizer: "Nós pensamos que atores sãos mais capazes." Ao evitar isso, você está enviando uma imagem positiva para o seu público. 

Então, como vamos começar a fazer essa abordagem? Existem ainda muitas barreiras, que vão desde a formação (como descrito antes) para a acessibilidade e atitudes. 

Embora possa parecer esmagadora, à primeira vista, com boa comunicação, recursos extras e algumas pequenas alterações.

Com mais comunicação, ambos os artistas e produções podem ganhar uma compreensão de o que esperar, o que resulta em uma experiência mais positiva que leva a mais trabalho para atores com deficiência. 

Em uma indústria que coloca uma grande ênfase na aparência tal, a indústria do cinema e da televisão pode fazer um respingo grande simplesmente por ser mais inclusiva - e inspirar outras pessoas a fazê-lo também.


Outros:
Filmes que falam de Inclusão
10 coisas que o mundo precisa aprender com os deficientes
Inclusão de Lego

Nenhum comentário :

Postar um comentário

 

Idioma

Contato

cadeirantes.life@gmail.com

FACEBOOK

INSTAGRAM @cadeirantes_life

Cia de Dança Loucurarte

Receba por e-mail

Digite seu e-mail:

DESTAQUE

Dicas para PCD encontrar emprego

Se você é uma pessoa com deficiência, deve saber que encontrar um emprego satisfatório e bem remunerado é duas vezes mais difícil do que ...

Entrevistas