Gambiarras de Cadeirantes

gambiarras

Você tem dificuldade para realizar alguma atividade básica do seu dia a dia? Já imaginou não conseguir alimentar-se sozinho? Sabe aquela sensação de formigamento em seu braço quando você dorme sobre ele?
Já imaginou se ele fosse sempre assim “pesado e teimoso”, não obedecendo seus comandos? Já experimentou escrever seu nome com uma caneta usando uma luva de box? 

Essas e outras situações são vividas todos os dias por pessoas com alguma patologia ou deficiência.

O Terapeuta Ocupacional é o profissional habilitado para prescrever adaptações que auxiliem as pessoas na realização de suas atividades diárias. Porém, outras pessoas envolvidas no dia a dia da pessoa com deficiência podem ter ideias maravilhosas de como ajudá-las e muitas vezes materializam estas criações em importantes gambiarras.

Este termo é utilizado no Brasil para denominar “improvisações”. Por vezes é entendido como algo precário, feio ou mal acabado. O Diversidade na Rua tem procurado re-significar este termo como uma possibilidade de tecnologia social, um conhecimento que vem da lógica das pessoas, com o qual coisas simples podem fazer toda diferença e sentido na vida delas.

Segue uma ideia de gambiarra publicada no site do Diversidade na Rua:


Aba para Pratos

Quem já precisou de uma aba no prato, entende perfeitamente o quanto ela é importante e pode fazer a diferença. Confira uma forma muito econômica de construir uma aba para pratos.


gambiarras


Materiais utilizados
- Tesoura
- Uma peneira plástica grande
- Prato
- Elástico de borracha

Montagem/Construção
- Passo 1
Se você nunca precisou, imagine como faria para colocar a comida sobre o garfo sem usar a faca com a outra mão. A aba faz o papel da faca, fazendo com que a comida "suba" no garfo sem cair do prato.
Para construir esta gambiarra super econômica, você precisa cortar o cabo da peneira. Assim terá como alargar a aba, encaixando ela no prato. A peneira normalmente tem dois pininhos plásticos, são neles que encaixamos o elástico para prender um lado da aba no outro.
E pronto!!

Você tem alguma ideia de adaptação que pode auxiliar a fazer determinada atividade?Compartilha conosco! 

Mais informações acesse: 
http://www.diversidadenarua.cc/gambiarras/ler/27/aba-para-pratos 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

 

Idioma

Contato

cadeirantes.life@gmail.com

FACEBOOK

INSTAGRAM @cadeirantes_life

Cia de Dança Loucurarte

Receba por e-mail

Digite seu e-mail:

DESTAQUE

Dicas para PCD encontrar emprego

Se você é uma pessoa com deficiência, deve saber que encontrar um emprego satisfatório e bem remunerado é duas vezes mais difícil do que ...

Entrevistas