Escaras

Escaras

As escaras de decúbito, ou de pressão, são feridas que aparecem na pele de indivíduos que permanecem muito tempo na mesma posição, como ocorre em pacientes internados em um hospital ou que ficam acamados dentro de casa, sendo muito comum também nos paraplégicos, já que estes passam muito tempo sentados na mesma posição.

As escaras podem ser classificadas de acordo com a sua gravidade, podendo ser:

  • Categoria 1: Aparecimento de vermelhidão (eritema) que, mesmo após o alívio da pressão, não desaparece;
  • Categoria 2: Formação de bolha com conteúdo aquoso;
  • Categoria 3: Aparecimento de necrose do tecido subcutâneo;
  • Categoria 4: Acometimento de estruturas profundas, necrose de músculos e tendões, aparecimento de estrutura óssea.

As causas das escaras estão relacionadas à má circulação sanguínea naquela região específica e elas começam de dentro para fora. Quando uma escara aparece na pele, significa que ela já estava sendo formada há algum tempo dentro do músculo do indivíduo. Os locais mais frequentes das escaras são: sacro, quadril, calcanhar, orelhas, ombros, joelhos e escápulas.

O maior perigo é a infecção que pode ocorrer nessas feridas. Bactérias podem entrar facilmente no corpo do indivíduo por uma escara aberta e mal cuidada, trazendo maiores complicações.

Imagens de Escaras


Escaras
Escaras



Tratamento para escaras

O tratamento para escaras que ainda não estão abertas consiste em melhorar a circulação sanguínea local, com massagem com óleo de girassol (Dersani) e massagens.

O tratamento mais eficaz para as escaras abertas deve conter pomadas cicatrizantes e deve-se evitar que o indivíduo fique deitado ou sentado sobre a ferida para facilitar a circulação sanguínea e, por isso, aconselha-se mudar o indivíduo de posição de 2 em 2 horas.

Prevenção das escaras

A prevenção das escaras pode ser feita através da mudança de decúbito, isto é, da mudança da posição do indivíduo de 2 em 2 horas e através do uso de almofadas e um colchão chamado popularmente de casca de ovo. O preço deste colchão é de, aproximadamente, 60 reais.

Apesar do uso deste colchão e das almofadas ajudarem a evitar as escaras, a mudança de posição do indivíduo continua sendo necessária.

A alimentação adequada e a boa hidratação também são muito importante para o cura da escara.


Como evitar as úlceras de pressão? 

Como higienizar a almofada da cadeira de rodas?


Um comentário

 

Idioma

Contato

cadeirantes.life@gmail.com

FACEBOOK

INSTAGRAM @cadeirantes_life

Cia de Dança Loucurarte

Receba por e-mail

Digite seu e-mail:

DESTAQUE

Dicas para PCD encontrar emprego

Se você é uma pessoa com deficiência, deve saber que encontrar um emprego satisfatório e bem remunerado é duas vezes mais difícil do que ...

Entrevistas