Podcast Senta aí


Dois cadeirantes e muita história pra contar.  Foi dessa premissa que nasceu o “Senta aí”, um podcast produzido pelos amigos Igor Tosta e Jonathas Santana. Mas quem são esses dois jovens que estão sentados nessas cadeiras de rodas?



O Jonathas tem 33 anos e é bacharel em direito. Ele nasceu com paralisia cerebral e desde que se lembra está numa cadeira de rodas. Santana também é gago e nem esse distúrbio foi suficiente para calar a sua voz.

“Hoje em dia eu estou tratando a gagueira, tenho um terapeuta que me ajudou bastante e estou tendo ótimos progressos. Como sou formado em direito e vou trabalhar com público essa é uma ótima chance de perder o medo de falar”, conta.

Já o Igor tem 24 anos e é estudante de engenharia civil. Aos cinco anos ele e a família se envolveram em um acidente de trânsito. O pai morreu na hora, a mãe chegou a ser levada para o hospital, mas não resistiu.

“Eu fraturei a vértebra T9, fiquei muito tempo internado. Hoje não tenho nenhum movimento abaixo da fratura. Nem por isso fiquei revoltado com minha condição. Eu sempre tive o pensamento de me adaptar”, diz o estudante.

Os dois amigos se conheceram em uma balada e agora dividem um programa que quer mostrar que nenhuma deficiência pode limitar alguém.

“Quando você cresce você quer ajudar outras pessoas. Conversei com o Jonathas e começamos a trabalhar na ideia. O primeiro episódio acabou de ser lançado e a gente quer mostrar para outros deficientes que é possível ter uma vida normal. Que qualquer deficiente pode fazer algo como apresentar um programa”, afirma Igor.

O nome do projeto é bem característico: “Senta aí”.  “Imaginamos um nome que refletisse o que a gente sofre no dia a dia. Mas nós não queremos retratar a tristeza, porque a vida é única. Eu era revoltado porque eu não andava. Por exemplo, eu amo bola e eu queria jogar bola quando era garoto e não podia.  Só que depois que eu aprendi que a vida não é só o que a gente quer, tudo ficou mais fácil de ser encarado”, reflete Jonathas.



Os garotos prometem muita aventura, boas histórias e engrossar a luta da pessoa com deficiência. “Eu quero inspirar pessoas! Vamos gravar vídeos praticando esporte, fazendo canoagem, saltando de paraquedas. Muitos cadeirantes acham que perderam a vida por estarem na cadeira de rodas, mas não é assim. A gente pode fazer qualquer coisa. Essa é uma luta que é de todos nós e é diária. A acessibilidade é horrível em quase todas as cidades do Brasil e é preciso ficar claro que a gente pode tudo”, finaliza



Link das redes sociais - https://linktr.ee/sentaai

Canal do youtube: https://www.youtube.com/c/sentaai











Nenhum comentário :

Postar um comentário

 

Idioma

Contato

cadeirantes.life@gmail.com

FACEBOOK

INSTAGRAM @cadeirantes_life

Cia de Dança Loucurarte

Receba por e-mail

Digite seu e-mail:

DESTAQUE

Dicas para PCD encontrar emprego

Se você é uma pessoa com deficiência, deve saber que encontrar um emprego satisfatório e bem remunerado é duas vezes mais difícil do que ...

Entrevistas