Se cadastrando como trabalhador autônomo


Existe a possibilidade de que todo trabalhador autônomo – profissional que exerce atividade remunerada e não possui registro na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) – se cadastre no INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) e passe a contribuir para a Previdência, garantindo acesso aos benefícios e serviços oferecidos.
Quem possui firma própria, nem possui firma aberta ou recebeu o registro em carteira, porém perdeu o emprego e agora exerce alguma função por conta própria pode, como qualquer outro trabalhador não autônimo, manter-se nas condições de segurado.
Encontrando-se em uma destas situações, cadastre-se no INSS como “contribuinte individual”.

Vantagens de pagar o INSS autônomo
A maioria dos trabalhadores autônomos é composta pelos setores de economia informal, vendedores ambulantes, feirantes, profissionais liberais, artistas e artesãos. Estes trabalhadores também podem usufruir dos benefícios do INSS desde que se cadastrem no plano da previdência social a fim de contribuir com 20% de sua renda mensal e garantir, além de sua aposentadoria, vantagens como auxílio doença, auxílio acidente, pensão por morte e salário maternidade.

Como se cadastrar no INSS como autônomo


Já sendo participante do programa PIS/PASEP, basta informar algum desses números em uma das agências da Previdência Social para fazer o recolhimento. Caso contrário, cadastre-se no INSS como trabalhador autônomo pelo site ou comparecendo e fornecendo seus dados pessoais, endereço e números de documentos. No ato da inscrição, cada profissional recebe o Número de Identificação do Trabalhador (NIT), que corresponde ao seu número de identificação na Previdência Social.
A partir da primeira contribuição em dia, como recém-cadastrado “trabalhador autônomo segurado INSS”, você já passará a ter direito a alguns benefícios. Há também o PREV/Móvel, que percorre localidades onde não há agências da Previdência fixa e facilita a inscrição no INSS. Cadastre-se assim que possível e usufrua de seus direitos de trabalhador.
Tire suas dúvidas sobre o INSS com o vídeo do canal do Portal ZUN no Youtube.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

 

Idioma

Contato

cadeirantes.life@gmail.com

FACEBOOK

INSTAGRAM @cadeirantes_life

Cia de Dança Loucurarte

Receba por e-mail

Digite seu e-mail:

DESTAQUE

Dicas para PCD encontrar emprego

Se você é uma pessoa com deficiência, deve saber que encontrar um emprego satisfatório e bem remunerado é duas vezes mais difícil do que ...

Entrevistas