O foco da competição não é apenas sobre beleza, mas também sobre as questões de inclusão. Muitas mulheres com deficiência que participaram e competiram muito bem, são as mulheres que tenham alcançado resultados extraordinários em suas vidas.
Então sabemos que estas mulheres são capazes de dar contribuições valiosas para a comunidade de deficientes, bem como na sociedade como um todo. A resposta a esta questão é parte de um problema muito maior: há uma falta de integração das pessoas com deficiência nos meios de comunicação e cultura.
Apesar que grandes avanços foram feitos, as pessoas com deficiência continuam a ser altamente estigmatizadas e excluídas. Apesar de concursos de beleza que estamos falando, promover beleza, auto-realização e glamour, eles ainda são considerados eventos de nicho.
As empresas, não consideram pessoas com deficiência como sendo atraente, socialmente e com a sua própria sexualidade, agindo livremente e ativamente para competir dentro de uma população diversificada, pois eles não estão incluídos no que é considerado " normal ". As competições para pessoas com deficiência permanecer nas sombras, o que reflete a forma como as pessoas com deficiência são vistas na nossa sociedade.
Além disso, a maneira pela qual muitos concursos estão intimamente catalogados por pessoas com deficiência, o que reflete o isolamento de grupos de pessoas com deficiências - uma comunidade que permanece pouco unida, mesmo dentro dela, ao contrário de outras minorias que tenham obtido uma força considerável, como a comunidade LGBT.
Se um concurso de Miss incluem pessoas de diferentes etnias, por que não permitir que o público consiga apreciar a beleza dos concorrentes com uma deficiência? Ou para combater as perspectivas diferentes, por que não promover concursos de beleza para pessoas com deficiência com a mesma intensidade das competições tradicionais?
Embora os concursos de beleza tradicionais tiveram seus oponentes, a inclusão de pessoas com deficiência em competições tradicionais ou a união com eles para competições destinadas exclusivamente para pessoas com deficiência, vai ajudar a criar uma melhor ideia de diversidade em concursos de beleza.
Diesel fazendo uso de uma cadeirante em seu anúncio publicitário
Isso ajudaria a normalizar o conceito de que beleza e deficiência não são fenômenos que são mutuamente exclusivos. Se a maioria do público percebe que a beleza pode andar de mãos dadas com a deficiência e, em seguida, eventualmente, venha a apreciar a beleza saudável, que faz parte de todos, deficientes ou não.
Moda em rodas
Cadastre seu e-mail em nosso FeedBurner e receba por e-mail as novidades do "Universo Cadeirante" em seu e-mail. NÃO ESQUEÇA de após o cadastro fazer a confirmação pelo link que vai receber no seu e-mail.
Cadastre -> http://bit.ly/1GaCTXK
Nenhum comentário:
Postar um comentário