Desabafo


Hoje li uma noticia que me deixou triste e ao mesmo tempo alimentou meu lado mais cruel; Infelizmente senti prazer em ler que o Brasil foi denunciado por NÃO garantir os direitos das pessoas com deficiência!!!!!
Sabe por que senti prazer? Porque infelizmente no nosso país as coisas só acontecem e se modificam quando algo muito sério acontece.

Somente as pessoas com deficiência sabem o quanto sofrem diariamente com as barreiras do dia a dia e o não acesso aos direitos BÁSICOS, sim com LETRAS BEM GRANDES!!!!! BÁSICOS porque quem leva sua vidinha sem olhar para o lado, não se dá conta que seu vizinho não consegue sair de casa por falta destes direitos!!!

A vida me trouxe a deficiência e junto dela anjos que fazem muito por mim, às vezes acho que precisaria de mais independência... mas pra isso preciso sair de casa... sozinha??? IMPOSSIVEL!!!! Mas porque Débora? Pela tua deficiência? Porque tu és tetraplégica? NÃO!!!!!!!!!!!! Porque o ônibus me exclui, a cidade me exclui, as empresas e o comércio me excluem, as escolas onde eu poderia trabalhar me excluem, os bares onde eu poderia sair pra dançar e me divertir, me excluem!!!!!!!!!!!! A sociedade não QUER as pessoas com deficiência, essa é a maior verdade! Os que querem, fazem pouco, e nós sempre lutando, superamos as barreiras do jeito que dá e estamos acostumados a isso.

Um membro da entidade a qual eu presido, a AMDEF – Associação Municipal de Deficientes Físicos, em Farroupilha-RS, teve o transporte negado pela empresa de ônibus OZELAME! Eles têm apenas 1 ônibus com elevador, sendo que o DECRETO Nº 5.296 DE 2 DE DEZEMBRO DE 2004 dá 10 anos, isso mesmo 10 anos para que TODOS os ônibus sejam adaptados. Muito bom, e hoje o que acontece? Os ônibus saem de fábrica com um selo de acessibilidade universal, e sabe qual é o acesso que eles oferecem? bancos preferenciais!!! Exato... bancos preferencias!!!! O que não serve pra uma pessoa que utiliza cadeira de rodas!!! Depois de pressionados, e promessas de que o ônibus adaptado levaria o rapaz para universidade, para exercer o DIREITO DE IR E VIR, o que nunca aconteceu, ele DESISTIU!!! Mudou o curso e foi para uma universidade mais próxima, desistiu do seu sonho!!! O que temos que fazer TODOS OS DIAS, desistir de nossos sonhos!

Quem sabe agora, DENUNCIADO o Brasil se dê conta, o Rio grande do sul se dê conta e Farroupilha se dê conta de que se for preciso, teremos que adaptar a sociedade GOELA A BAIXO!!!!!!!
 Você vai e vem todos os dias não é mesmo?????? Trabalho, faculdade, lazer, restaurante... Se fosse trancafiado em casa a partir de hoje, faria o que?????????????????

Um comentário

 

Idioma

Contato

cadeirantes.life@gmail.com

FACEBOOK

INSTAGRAM @cadeirantes_life

Cia de Dança Loucurarte

Receba por e-mail

Digite seu e-mail:

DESTAQUE

Dicas para PCD encontrar emprego

Se você é uma pessoa com deficiência, deve saber que encontrar um emprego satisfatório e bem remunerado é duas vezes mais difícil do que ...

Entrevistas