Pacientes acamados, idosos e pessoas com restrições de mobilidade precisam de cuidados especiais. O bem-estar garante dias mais tranquilos e confortáveis.
O INCA (Instituto Nacional do Câncer) preparou um guia com orientações para cuidar de pacientes acamados e/ou com mobilidades reduzidas. Nós separamos algumas dicas para ajudar nesses cuidados de pessoas que passam muito tempo na cama. Confira:
Higiene
Os cuidados com higiene estão no topo da lista de importância. Manter a limpeza dos lençóis, colchão e roupas do paciente, trocar as fraldas e dar banhos diários são ações que ajudarão a combater infecções e outras complicações. Além disso, os banhos promovem o relaxamento do corpo e a sensação de conforto, que ajudam na recuperação.
Após o banho, hidrate a pele com cremes indicados pelo médico e observe se há pontos vermelhos, onde podem estar se formando as úlceras de pressão (também conhecidas como escaras).
Alimentação
Uma dieta equilibrada irá fornecer os nutrientes que o corpo precisa. Por isso, siga sempre as recomendações médicas, estando atento às restrições alimentares. Além disso, a hidratação do corpo é essencial para manter o bom funcionamento. O paciente deve beber bastante água durante o dia.
Para realizar a refeição, estimule e auxilie o paciente a pegar os talheres. Se a refeição é feita na cama, eleve a cabeceira para uma posição mais confortável e segura. Um encosto anatômico triangular pode ajudar a manter a posição adequada.
Descanso
- Utilize roupas leves nos dias quentes para evitar a transpiração.
- Mantenha os lençóis sempre bem esticados e livres de migalhas de comida. Quando a roupa de cama está enrugada, ela pode impedir a circulação do sangue e contribuir para a formação de escaras.
- Mude o acamado de posição a cada duas horas, aliviando assim os pontos de pressão e escolha um colchão ou sobre colchão que ajude evitar as escaras.
Colchões, travesseiros e roupas de cama especiais para pessoas acamadas
Investir em travesseiro e colchão ortopédico é essencial para proporcionar o conforto e saúde das pessoas acamadas e/ou com mobilidades reduzidas. Eles irão aliviar os pontos de pressão e promover o respiro da pele, ajudando na prevenção das escaras, proporcionando bem-estar e um sono mais acolhedor.
Colchonete Ortopédico Piramidal Dupla Face
O colchonete ortopédico piramidal dupla face da Múltiplo Conforto e Saúde tem duas faces. Em um dos lados, possui o formato de pirâmides , que facilita a mudança de posição da pessoa durante o sono e auxilia no alívio dos pontos de pressão da pele, bem como tem efeito massageador. Do outro lado, possui formato de canaletas massageadoras com desenho longitudinal respiro ativo, que permite a passagem de ar, tornando o produto respirável. A sua espuma é de performance de látex, material que possui maior resiliência e durabilidade que as espumas comuns.
Clique aqui e saiba mais sobre os colchonetes piramidais da Múltiplo Conforto e Saúde.
Lençol Gel Toque de Linho
Esse lençol é feito com fios-gel de poliéster, uma tecnologia térmica que dá a sensação de frescor, drena a transpiração e mantém uma temperatura ideal para o corpo.
Saiba mais sobre o Lençol Gel Toque de Linho da Múltiplo Conforto e Saúde.
Encosto Anatômico Triangular AirFlow
Pode ser usado em três posições: suporte baixo, suporte alto e suporte para as pernas.
A tecnologia AirFlow permite a circulação do ar. A capa é removível, o que facilita a higienização. Clique aqui e saiba mais sobre o encosto anatômico triangular.
Travesseiro No allergy Ortopédico
O Travesseiro No allergy Ortopédico é macio, firme e confortável. Sua estrutura é constituída de gomos massageadores e anti-pressão, que ajudam a proporcionar agradáveis noites de sono.
Também conta com capa que tem tratamento de Íons de Prata, tecnologia que absorve e elimina agentes nocivos à saúde, como ácaros e bactérias. Mesmo com outra capa por cima, a ação antialérgica continua.
A sua espuma tem longa durabilidade e traz relaxamento para quem o utiliza. Clique aqui e saiba mais.
Lembre-se que os cuidados, carinho e amor trarão mais alegria e bem-estar para os pacientes que estão acamados e/ou com mobilidade reduzida.
Como evitar as úlceras de pressão?
Como higienizar a almofada da cadeira de rodas?
Nenhum comentário:
Postar um comentário