Entre os dias 21 e 28 de agosto acontece a edição deste ano da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A Semana desse ano, que é organizada pela Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) em parceria com as Apaes de aproximadamente duas mil cidades de todo Brasil, tem o tema “Inclusão se conquista com autonomia”.
O objetivo dessa ação, que teve início há mais de 40 anos atrás, é proporcionar um debate público sobre políticas de inclusão social e defesa dos direitos dessas pessoas.
Para gerar essa conversa na sociedade e uma maior conscientização por parte da opinião pública, a Fenapaes aconselha que durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla sejam organizadas audiências públicas nas prefeituras e câmaras legislativas, e também apresentações culturais, como shows, exposições de arte e outras formas de expressão produzidas pelos atendidos das Apaes.
Entre os principais assuntos desse debate social estão a maior acessibilidade de vias públicas, como calçadas adaptadas para cadeirantes, políticas de contratação de profissionais com deficiência, escolas preparadas para ensinar estudantes com algum tipo de deficiência, entre outras.
O tema “Inclusão se conquista com autonomia” visa reforçar a importância de que pessoas com deficiência tenham acesso a direitos e oportunidades como todas as outras pessoas, o que possibilita que elas conquistem mais independência dentro da sociedade, podendo atuar no mercado de trabalho e exercendo seus direitos de cidadão - com votar, por exemplo.
Esse post foi uma colaboração da equipe de redação da Cirúrgica Médica, uma das melhores lojas de produtos de saúde e bem-estar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário